BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA


Para organismos inferiores, como por exemplo, as bactérias, a reprodução assexuada através de sucessivas mitoses é extremamente importante, pois aumenta consideravelmente o número de indivíduos em um curto intervalo de tempo. No entanto, não gera variabilidade genética. Por outro lado, a meiose, outro processo de divisão celular, que ocorre na reprodução sexuada, aumenta a variabilidade genética e permite adaptações ao ambiente. A figura a seguir representar um dos processos responsáveis pela variabilidade genética da reprodução assexuada. Sobre este assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Figura: Cromossomos.

Fonte: Adaptado de: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2290/Nucleo.swf?sequence=1> Acesso em: 9 ago.2012.


Na figura está representado o processo de crossing-over que ocorre na metáfase I, no leptóteno.


Na figura está representado o processo de crossing-over que ocorre na metáfase II, no paquíteno.


Na figura está representado o processo de crossing-over que ocorre na anáfase I, no zigóteno.


Na figura está representado o processo de crossing-over que ocorre na prófase II, no diplóteno.


Na figura está representado o processo de crossing-over que ocorre na prófase I, no paquíteno.

A Biologia vem tentando entender os mecanismos controladores do ciclo de divisão celular, em que a célula passa por quatro estágios bem definidos. Durante a interfase, como você já sabe, a célula produz proteínas, duplica seu DNA e aumenta seu tamanho. Logo em seguida, ocorre a divisão: mitose ou meiose. Sobre a divisão celular, assinale a alternativa CORRETA.


Na anáfase da mitose os cromossomos-filhos se dirigem para os polos opostos da célula, orientados pela retração das fibras do fuso.


A citocinese tem início da metáfase, tanto na mitose quanto na meiose, e é caracterizada pela formação de um sulco na região equatorial do citoplasma.


Na telófase da meiose ocorre a formação dos núcleos-filhos. A célula está um mais larga e os cromossomos começam a descondensar.


As células que realizam mitose são as germinativas e as células que realizam meiose são chamadas somáticas.


Na metáfase da mitose os cromossomos são divididos em duas cromátides de cada cromossomo, depois eles prendem-se ao fuso.

Observe a figura a seguir, que ilustra uma célula humana e seus principais constituintes citoplasmáticos, e analise as afirmativas.

I. As células do fígado inativam substâncias nocivas ao organismo, porque possuem grande quantidade da estrutura A.

II. As hemácias não se multiplicam, porque não apresentam a estrutura B.

III. As células do pâncreas possuem acentuada síntese proteica, porque apresentam a estrutura C desenvolvida.

IV. As células do músculo estriado utilizam prótons (H+) liberados pela estrutura D para realizar a contração.

V. Os espermatozoides se locomovem, porque possuem flagelos originados da estrutura E.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS. 


II, III e V   


I, II e III    


III, IV e V 


I, II e IV    


I, IV e V

Gabriel, uma criança apaixonada por peixes, resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: Plati (Xiphophorus maculatus, espécie marinha), Guppy (Pœcilia reticulata, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Os três peixinhos foram colocados no mesmo aquário, que estava cheio com água sem cloro, de torneira. As duas espécies marinhas incharam e logo morreram. Apenas o peixinho-dourado conseguiu sobreviver. Depois do ocorrido, Gabriel descobriu que os peixes marinhos morreram porque a água do aquário era como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais internos, ocorrendo um __________________________ que provocou o inchaço por __________________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 


hipertônica - transporte ativo de minerais para dentro de seus corpos - absorção excessiva de água   


hipotônica - transporte ativo de minerais para fora de seus corpos - absorção excessiva de água   


hipertônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies   


isotônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies   


hipotônica - desequilíbrio osmótico - absorção excessiva de água   

As células dos seres vivos podem ser procarióticas ou eucarióticas. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular. O esquema a seguir representa os dois tipos celulares mencionados.

 

Após observar o esquema, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

(     ) A diferença mais marcante entre células procarióticas e eucarióticas é o fato das procarióticas não possuírem núcleo celular e seu material genético estar disperso no citoplasma.

(     ) A célula representada em A é eucariótica, caracterizada por apresentar membrana nuclear, individualizando o núcleo e vários tipos de organelas. Entre as organelas celulares presentes nessas células estão as mitocôndrias, responsáveis pela liberação de ATP através do processo de digestão celular.

(     ) A célula representada em B é procariótica. Podemos citar como exemplos de seres que são formados por células procarióticas as bactérias e cianobactérias, sendo as últimas capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio.

(     ) Na célula A pode-se observar as microvilosidades. Essas estruturas são especializações da membrana plasmática, que possuem por função aumentar a superfície de absorção, sendo encontradas, por exemplo, nas células intestinais.

(     ) Na célula B podemos observar a presença de plasmídeos, ou seja, DNA circular extracromossomial. Esses plasmídeos, por meio da engenharia genética, podem ser utilizadas na produção de hormônios do crescimento, de insulina e na obtenção de vários produtos como, por exemplo, plantas transgênicas mais resistentes a doenças, pragas, e estresses ambientais.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


F, F, V, V, V


V, F, V, F, F   


F, V, F, V, V   


V, F, V, V, V   


F, V, V, V, V

O planeta abriga uma imensa diversidade biológica, cuja origem possivelmente ocorreu em lagos e oceanos na Terra primitiva. Considerando que a formação de coacervados, ilustrada abaixo, poderia fornecer uma explicação para o surgimento da vida, há bilhões de anos atrás, analise as afirmativas abaixo.

Disponível em: < http://sitehelpme.xpg.uol.com.br/HelpMe/Site.php/primeiro-ser-vivo.html>. Acesso em 24 set. 2015.

1. Caso houvesse disponibilidade de metano, amônia, hidrogênio e água na atmosfera da Terra primitiva, tais compostos seriam prováveis fontes de aminoácidos necessários à formação de coacervados.

2. Os coacervados eram células eucariontes primitivas envoltas por uma película de água e com funções básicas intracelulares, como absorção e excreção.

3. Nos coacervados, as reações químicas eram promovidas com energia de ativação fornecida pela radiação solar e pelas descargas elétricas.

 Está(ão) correta(s) apenas:


1


1 e 3   


2


1 e 2   


2 e 3

Páginas: 12345678910